Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 03/05/2014

Consultas em Grupo para Doenças Crônicas

Por Rubens Amaral

Eu não sinto o que você sente, refere um paciente. Eu tenho dores na nuca quando acordo, diz outro. Por que tenho que tomar esse remédio duas vezes ao dia se o amigo ali disse que só toma uma vez? Relatos de pacientes na consulta em grupo, uma nova alternativa para controle das doenças crônicas não transmissíveis. Grupo de doenças que não são transmitidas biologicamente. Hipertensão, diabetes, obesidade, câncer, doenças obstrutivas pulmonares, osteoporose, artrose, entre outras. O sucesso do tratamento dessas doenças crônicas está muito longe de atingir resultados auspiciosos, pois os doentes não aderem aos tratamentos para toda a vida e sofrem com as complicações.

As doenças crônicas não transmissíveis não são transmissíveis sob o aspecto biológico, porém sob o aspecto sociológico seguem, “socialmente”, sendo altamente contagiosas perpetuando um ciclo maléfico no qual as consultas médicas convencionais não tem tido muito sucesso.

Setenta e dois por cento das mortes que ocorrem no mundo são causadas por hábitos e estilo de vida não saudáveis. Tabagismo, Alimentação inadequada e sedentarismo são responsáveis por quatro doenças crônicas, como diabetes tipo II, cardiopatias, doenças pulmonares e câncer que sozinhos causam mais do que 50% das mortes do mundo (Estudo 3FOUR50).

Desde 2012 na Universidade da Virgínia, a consulta em grupo tem se mostrado efetiva. Doze pacientes se reúnem para conversar sobre suas doenças, suas crenças, seus hábitos, suas dificuldades, desafios e dúvidas. Recebem orientações, ficam conhecendo o porquê das medicações, os eventuais efeitos colaterais e indesejáveis, entendem os exames a que são submetidos, discutem sobre alimentação, atividade física, sono, emoções e sentimentos, tudo sob a orientação de um médico. A dúvida de um pode servir para o outro. A medicação de um pode não servir para o outro. O sintoma de um é diferente do outro. Pacientes conscientes de sua condição assumem o controle de suas doenças com a ajuda de semelhantes numa cumplicidade e confidencialidade grupal, sob coordenação médica.

Palestra gratuita sobre o método pode ajudar no controle de sua doença e mudar seu futuro. Inscrições no Tel: 3224-4222 ou email: renata@rubensamaral.com.br

Agora É Com Você! Transforme O Conhecimento Em Comportamento!

CONFIRA TEXTO PUBLICADO
NO JORNAL BOQNEWS NO DIA 03/05/2014

 

 

Tags: Consultas, em, Grupo, Obesidade, Colesterol, Hipertensão, Diabetes,

Categoria: Acidente Vascular Cerebral - AVC, Colesterol, Diabetes, Emagrecimento, ERA, Hipertensão, Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Renal, Medicina, Obesidade, Pressão Arterial,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: