Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 13/07/2015

Existe um Súbito Ataque Cardíaco?

Por Rubens Amaral

"Não existe essa história de súbito ataque cardíaco. Ele requer anos de preparação”. Frase atribuída ao Mount Sinai Medical Center com a qual concordo, lógico, resguardadas as condições hereditárias, o “Súbito Ataque Cardíaco” não existe mesmo. Ele é construído através do tempo, nos hábitos e estilo de vida de risco. Tecemos, com incrível competência ou ignorância, nosso “Súbito Ataque Cardíaco”. Anos de muita aplicação, determinação, insistência até alcançarmos o êxito do “Súbito Ataque Cardíaco”.  Algum dia ele acontece subitamente, daquele jeito que nós médicos gostamos de referir: “Um Súbito Ataque Cardíaco”. “Um inesperado ataque cardíaco”.

Que súbito, que inesperado que nada! O sujeito trabalhou muito, foi persistente, esforçou-se, e, lógico, como tudo na vida que buscamos com muita perseverança, acabamos por conseguir, o famoso e “inesperado”, “Súbito Ataque Cardíaco”.

“A diferença entre o sucesso e o fracasso é a persistência”. Persistindo num estilo de vida de risco numa vida pautada pelo compromisso com a comida, com o dinheiro, com a arrogância e a prepotência, com a raiva e o ódio, com a mentira, com a ausência de paz no coração, o êxito surge. Eu não queria ter um ataque cardíaco! Mentira! Você fez de tudo para ter o “Seu Súbito Ataque Cardíaco”. Você sempre foi o homem do churrasco, da grana e da pressa. Nunca fez nenhuma atividade física. Não sabe perdoar. Paz no coração? Nem sabe o que é isso! Esquecia de sua família, mas nunca do carro novo. Sempre se achou mais inteligente e importante que os outros. Nunca praticou a caridade. Nunca fez exames preventivos. Não sabe o valor do seu colesterol, da sua glicemia, da sua pressão arterial, da sua cintura, do seu PSA. Nunca escutou sua mulher que alertava para seu ronco e suas paradas respiratórias durante o sono.

Você teceu “Seu Súbito Ataque Cardíaco”. O repentino foi se construindo no seu dia a dia maluco, onde sua saúde foi relegada a quase nada.

Seu “Súbito Ataque Cardíaco” era totalmente esperado e previsível. Nós já sabíamos que isso ia acontecer com você porque quem trafega em caminhos arriscados, um dia pode ter um “Súbito e Esperado Assalto”, ou seja, “Um Súbito e não repentino Ataque Cardíaco”. Nada foi tão esperado como seu “Súbito Ataque Cardíaco”. Nós só não podíamos precisar o dia e a hora, mas que ele ia acontecer não tínhamos a menor dúvida. A medicina da previsibilidade se assemelha muito à meteorologia. Temos condições de prever não só o amanhã, mas a força dos ventos, das chuvas, dos temporais e de toda a sorte de intempéries que podem acontecer em sua vida, até de um tsunami. Sejamos Súbitos na atitude de mudança. Hoje é o dia. Agora é a hora. O Súbito vai acontecer neste instante. Vamos mudar nossa vida, agora, subitamente. Não seremos mais vítima passivas das circunstâncias, mas ativos construtores do nosso futuro. Responda: Quem sou eu? O que tem valor na minha vida? Onde quero chegar? Com quem e como quero caminhar?  Perguntas que precisam ser respondidas antes que as circunstâncias o façam, antes que o Súbito que não é Súbito surja Subitamente, porque, como diz Eduardo Galeano: “Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos”. “Subitamente”, agora mesmo, coloque seu tênis e vá caminhar. Isso sim é um Súbito Ataque de Inteligência e Prevenção!

Um saudável, “Súbito” e fraterno abraço.

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL A TRIBUNA DE 09/07/2015

 
 

 

 

Tags: A, Tribuna;, Ataque, Cardíaco;, Cardiologistas,

Categoria: Acidente Vascular Cerebral - AVC, Comportamento, Derrame Cerebral, Doença Coronariana, Gentecista, Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca, Medicina,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: