Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 07/06/2015

Doenças Sociais - Ansiedade e Depressão

Por Rubens Amaral

Entre as muitas doenças que acometem o ser humano fruto dessa “modernidade patológica” gostaria de me ater a duas delas que aumentam em incidência (número de novos casos), assim como em prevalência (casos já existentes): Ansiedade e Depressão.

No início dos anos 2000 a Organização Mundial da Saúde informava que uma em cada quatro consultas recebiam como prescrição um ansiolítico ou um antidepressivo. Sem medo de errar, esse número, no mínimo, duplicou.

Por Ansiedade se entende a preocupação excessiva, a tentativa de viver o amanhã esquecendo o hoje, o agora. Falar demais, escutar de menos, não confiar em nada, ter medo das coisas e do futuro, uma loucura a se instalar num grande número de brasileiros, tenho a impressão, especialmente de 10 anos para cá.

Por Depressão se entende a melancolia, a tristeza, o pessimismo, o desânimo, o desinteresse, a falta de motivação e vontade de viver, o medo, a insegurança e até o desespero. Você se encaixa em alguma dessas duas condições clínicas? Com certeza conhece muitas pessoas ansiosas e/ou depressivas.

Bem, mas o que todos nós queremos saber é por que essas doenças estão aumentando, principalmente, entre nós, brasileiros.  Aliás, não é preciso ser médico ou profissional da saúde para observar esse aumento e fazer esse diagnóstico em pessoas que encontramos no nosso cotidiano, no ônibus, na padaria, nas salas de espera, nas filas, etc.. Doenças sociais que tem, a meu ver, em sua base fisiopatológica (ramo da medicina que estuda a natureza, a base e as causas das alterações morfológicas e funcionais das doenças) a falta de esperança e o medo.

E por que isso ocorreu? Esta é a pergunta que não quer calar. Por causa da Mentira Social. Nesta última década fomos bombardeados pela Mentira que, em organismos algo predispostos, geramAnsiedade e Depressão, ambas doenças do Desalento Social, neste Brasil da má notícia, sem nenhuma luz no túnel para criar esperanças de uma terapêutica eficaz.

Triste, já não tão alegre como outrora, o povo brasileiro descobriu que lhe roubaram a paz, a tranquilidade, os valores, a saúde emocional.

Como terapêutica de uso contínuo prescrevoa leitura diária da bíblia, onde Mentira não existe, muito pelo contrário, somente palavras que curam e salvam.

Agora É Com Vocês! Transformem o Conhecimento em Comportamento!

TEXTO PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL BOQNEWS EM 06/06/2015

Tags: Ansiedade,, Depressão,, Doenças, Sociais,

Categoria: Ansiedade, Comportamento, Depressão, Gentecista, Medicina,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: