Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 18/04/2015

Vivemos a Amnésia da Anamnese

Por Rubens Amaral

Será que os médicos esqueceram da anamnese? Não entrevistamos mais nossos pacientes. Não ouvimos a história deles. Não interrogamos sobre os diferentes sistemas orgânicos. Não conhecemos a hereditariedade, as doenças anteriores, os hábitos e estilo de vida, enfim, a anamnese está com amnésia.

Por Anamnese entende-se, do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória, uma entrevista realizada pelo profissional de saúde com seu paciente com a finalidade de iniciar a investigação do diagnóstico de uma doença. Anamnese pode ser responsável por 85% do diagnóstico em clínica médica, ficando 10% para o examefísico e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.

Por Amnésia entende-se a perda de memória total ou parcial, constante ou episódica, temporária ou permanente.

O que está acontecendo com a medicina? Pedimos mais exames e examinamos menos.Incorporamos a tecnologia que era auxiliar e complementar de tal modo que ela virou principal e a anamnese... esquecida.

Médicos não fazem mais hipóteses de diagnóstico e em não fazendo, pedem exames demais e desnecessariamente, encarecendo a medicina e, ao mesmo tempo,empobrecendo a ciência e arte médica. O pior é que os pacientes já não se importam em não serem entrevistados e examinados, pois o exame complementar ganhou status de fundamental. Viramos tecnomédicos ou maquinomédicos. “Meu médico logo de cara me colocou a MAPA e o Holter”, comenta, orgulhosamente, o paciente.

Os médicos não conseguem mais fazer diagnóstico somente olhando umfacies renal, hepático, lúpico? Um estado de insuficiência cardíaca ou doença pulmonar obstrutiva? Um sopro cardíaco sistólico ou diastólico que identifica estenose ou insuficiência valvular?Não palpam um fígado no barrigudinho de seus pacientes fazendo o diagnóstico de esteatose hepática sem pedir um Ultrassom. Não auscultam os estertores crepitantes relacionando-os à história do paciente para fechar o diagnóstico em broncopneumonia “Meu médico é maravilhoso”, afirma um paciente. “A cada três meses ele me pede todos os exames”, completa.E eu pergunto: Quando ele oescutoue o examinou? Estamos invertendo a ordem das coisas e a amnésia da anamnese já revela o Alzheimer da boa medicina.

Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

ESTE TEXTO FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE NA EDIÇÃO IMPRESSA DO BOQNEWS QUE CIRCULOU EM 18 DE ABRIL DE 2015

Tags: Anamnese,, Boqnews,, Medicina,

Categoria: Gentecista, Medicina, Organização Mundial de Saúde,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: