Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 05/09/2014

Aprimoramento Pessoal é tema de palestra

Por Aldo Neto
Da Compartilhar Comunicação

Renomado psicólogo e psicoterapeuta, o carioca Eduardo Palmeira Bandeira (foto) irá ministrará palestra gratuita sobre Aprimoramento Pessoal com técnicas do Ocidente e do Oriente na Escola Rubens Amaral de Saúde e Qualidade de Vida (ERA), em Santos-SP. O evento acontece na próxima quarta-feira (10). Ex-vice-presidente da Sociedade Budista do Brasil e da Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa, Bandeira irá apresentar técnicas que visam buscar o equilíbrio pessoal e a melhor interação do ser-humano com o mundo. Entre as técnicas que serão mostradas estão a Percepção Consciente e Meditação Budista, a Focalização, a Respiração Holotrópica, o Relaxamento Autógeno, o Yoga e o Subud. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail renata@rubensamaral.com.br ou pelo telefone (13) 3224-4222. Como inscrição é pedida a doação de 1Kg de alimento para a Sociedade São Vicente de Paulo. A Escola Rubens Amaral de Saúde e Qualidade de Vida (ERA) fica na Rua Bolivar, 91, no Boqueirão em Santos.

Para Bandeira (que especializou-se na Universidade da Califórnia nas técnicas do ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, Carl Rogers-psicólogo percursor da psicologia humanística-, de quem foi grande amigo e  trouxe ao Brasil por duas vezes), a palestra é importante para as pessoas conhecerem quais são as técnicas existentes no Ocidente e no Oriente que ajudam o ser-humano a evoluir na busca de uma vida mais plena. “A humanidade busca sempre libertar-se do sofrimento e desenvolveu técnicas por todo o mundo para isso. A ideia é apresentar algumas delas na palestra aos interessados em desenvolver-se mais plenamente, como ser físico, mental, emocional e espiritual”.

Além da palestra, Bandeira irá ministrar cursos na Escola Rubens Amaral de Saúde e Qualidade de Vida (ERA) sobre as técnicas apresentadas na palestra e sobre a vida plena.
Diretor da ERA, o médico Rubens Amaral indica que sua escola está muito orgulhosa em poder proporcionar para a população santista uma palestra gratuita de Bandeira e os cursos com esse profissional. “Eduardo Palmeira Bandeira é um dos nomes mais respeitados e conceituados na psicologia e psicoterapia brasileira e é uma honra termos ele ministrando essa palestra e cursos em nossa Cidade e na nossa escola”.

Quem é Eduardo Palmeira Bandeira
Eduardo Palmeira Bandeira nasceu em 1942 no Rio de Janeiro. Formou-se Químico Industrial, tendo trabalhado na profissão por alguns anos em São Paulo e no Rio. Influenciado por estudos de Filosofia com o Professor Huberto Rodhen onde conheceu o Yôga, o Budismo a Meditação, e mais profundamente o Cristianismo. Aos 27 anos, resolveu dar uma nova direção em sua vida iniciando os estudos sobre Carl G. Jung com a Dra Nise da Silveira e entrou na Faculdade de  Psicologia na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro, onde estudou até o quarto ano, quando resolveu trancar sua matrícula depois de uma série de insatisfações com o curso e a forma de ensino. Neste mesmo período, durante um retiro de meditação dirigido por monges do Ceilão, viu uma psicóloga lendo um livro de Carl Rogers que despertou o seu interesse. Logo fundou um Centro de Estudos onde procurava integrar Yôga, arte, meditação e psicologia, ministrando cursos de introdução ao pensamento de Carl Rogers e Jung. Durante os cursos que ministrava, Bandeira recebia regularmente pedidos para que promovesse Grupos de Encontro. Como não se sentia capacitado por não possuir experiência, resolveu procurar uma formação confiável como facilitador de Grupos e psicoterapia individual.

Com um crescente interesse na Psicoterapia Centrada na Pessoa e nos Grupos de Encontro, conseguiu por intermédio da Professora Ruth Sheeffer o telefone da residência de Rogers na Califórnia, entrando em contato com ele e solicitando sua inclusão no Programa para Formação de Facilitadores de Grupo (La Jolla Program) desenvolvido pelo Center For Studies of the Person, na Universidade da Califórnia. Acolhido por Carl Rogers, viajou e fez o treinamento em 1972 tornando-se amigo dentre outros, de  John Wood, Alberto Segrera e Maria Constança Bowen, além do próprio Rogers. Após algumas tentativas frustradas, finalmente conseguiu convencer Rogers a vir ao Brasil realizar um projeto elaborado por ele com o auxílio de Maria Constança Bowen (o próprio Rogers conta esta história no livro “Um jeito de Ser”). Finalmente, organizou em janeiro de 1977 a vinda de Rogers e seu staff ao Brasil, onde realizara uma série de eventos em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, dentre eles o grande workshop de Aldeia de Arcozelo, no Rio de Janeiro. Coordenou também a segunda vinda de Rogers e seu staff ao Brasil em 1978. Após este período, Bandeira mudou-se para Maceió onde trabalhou em um Hospital Psiquiátrico, procurando implantar um enfoque de ajuda centrado na pessoa.

Promoveu em Londres o histórico encontro entre Carl Rogers e Ronald Laing, psiquiatra escocês, criador da Anti Psiquiatria. Concluiu o último ano de Psicologia em Maceió onde residia. Atualmente mora e trabalha em Santos onde deu aulas no curso de Arteterapia na Faculdade Santa Cecília e dá cursos sobre Jung,Rogers, Mitologia, Historia das Religiões, Meditação e mantem o seu trabalho em consultório como psicoterapeuta.

SERVIÇO
Palestra Gratuita Aprimoramento Pessoal com técnicas do Ocidente e do Oriente
Palestrante: psicólogo Eduardo P. Bandeira
Dia: 10 de setembro
Horas: 19H30
Local: Escola Rubens Amaral de Saúde, Comportamento e Qualidade de Vida- ERA (Rua Bolivar, 91- Boqueirão – Santos-SP)
Inscrições: renata@rubensamaral.com.br (13) 3224-4222
Taxa: Doação de 1 Kg de alimento para a Sociedade São Vicente de Paulo.

Tags: ERA, Eduardo, Palmeira, Bandeira, Aprimoramento, Pessoal, Oriente, e, Ocidente,

Categoria: Aprimoramento Pessoal, Carl Rogers, Comportamento, ERA, Focalização, Meditação Budista, Percepção Consciente, Relaxamento Autógeno, Religiosidade, Respiração Holotrópica, Yoga,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: