Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 20/06/2014

Como ter um dia quase perfeito

Por Rubens Amaral

Acordei sem despertador. Sentia-me descansado. Um sorriso espontâneo brotou em meu rosto e permitiu o relaxamento dos músculos da face. Aproveitei e comecei a alongar os outros músculos de meu corpo. Durante o alongamento pensei em Deus e rezei agradecendo o presente de estar iniciando um novo dia, a graça que é de graça de estar vivo e saudável para poder usufruir desse presente de Deus.

Levantei de lado, sem forçar minha coluna, como recomendam os nossos fisioterapeutas. Lavei meu rosto com água fria para não retirar a proteção gordurosa de minha pele, fiz minha higiene bucal, coloquei a roupa adequada, o tênis correto e fui para a praia fazer minha caminhada. Cumprimentei sincera e alegremente as pessoas com as quais cruzei com um gostoso “bommm diiia”!!! Recebi da maioria o retorno esperado. Era com se estivessem abençoando meu dia. Fiz minha parte para aqueles que não se dignaram a responder meu “bommm diiia”, quem sabe plantei uma semente no coração deles. Será que eles tem coração? A caminhada foi maravilhosa, o dia estava lindo. O azul infinito do céu, o sol reluzindo no mar levaram minha mente para bem longe, foi quando então pude sentir a gostosa e fraterna saudade de meu querido pai relembrando as caminhadas pedagógicas que desfrutei ao seu lado pelas areias de nossa Santos e que sempre me farão falta a contribuir para as decisões do cotidiano do “Decifra-me ou te Devoro”.

Meu coração e meus músculos ganharam performance, mas meu emocional se equilibrou com tantas coisas boas que acontecem com nosso corpo e mente numa caminhada na orla da praia. Retornei para casa com um novo corpo e uma nova mente. Aquela pessoa que tinha ido não era mais a que voltava.

Somos outros após o exercício, que me atestem os que o praticam regularmente. Tomei um relaxante banho curtindo a água tocar meu corpo suado e revigorado pelo exercício. Só quem pratica atividade física desfruta desse prazer. Um beijo e a companhia de minha mulher deram mais sabor ao meu café da manhã com frutas, cereais, um quentinho café com leite e um delicioso pão com manteiga. O sorriso nos lábios permanecia. Ah! o reflexo gastro-cólico, aquela vontade de fazer cocô, que bom, logo cedo me colocou pronto para sair.

Vamos ao trabalho! O trânsito, sim o trânsito, pensei, calma campeão, você não pode se deixar influenciar negativamente por motoristas e motoqueiros incompetentes ou malucos. Consegui não me ferir no trânsito, nem física nem emocionalmente. Mantive meu controle. Sentia-me bem. Cheguei ao trabalho e continuei a cumprimentar desde os seguranças até as pessoas que encontrei no elevador com aquele “bommm diiia”!!! , mas, infelizmente foram poucos os que se dignaram a emitir algum som ou grunhido de retorno. No escritório quase todos responderam ao meu “bommm diiia”, que ótimo, até o chefe respondeu e olhe que com um sorriso nos lábios! No meio da manhã, parei, levantei de minha cadeira e alonguei meus músculos, minha coluna, tomei dois copos de água e comi uma saborosa maçã. Toca meu celular, era minha cúmplice, minha querida mulher dizendo: - Só liguei para dizer que te amo.

Novamente e pela segunda vez no dia me senti outro homem, também pudera, depois dessa declaração de amor assim no meio de uma manhã de trabalho.

Chega a hora do almoço, a perigosa hora do almoço. Pensei, calma campeão, você não vive para comer, você come para viver e se nutrir. Com os colegas e amigos do trabalho fomos aos tradicionais restaurantes de “comida por quilo”. Todo cuidado é pouco. A oferta é muito maior do que a necessidade orgânica. A higiene, às vezes não é tão boa e as pessoas não tão educadas até espirram na alface que você vai comer. Repito, todo cuidado é pouco. Não devemos comer com a emoção e sim com a razão. Desta forma fiz meu prato com muitas verduras e legumes, uma porção de arroz e feijão e uma carne magra. Comi bem devagar, saboreando e mastigando várias vezes cada garfada. Parei de comer, porém senti que ainda poderia comer um pouquinho mais, mas o bom senso e os bons hábitos fizeram com que me levantasse da mesa ainda com um pouco de fome, pronto e disposto para enfrentar os desafios da outra metade do dia.

Convidei um amigo para caminhar vagarosamente por uns quinze minutos, antes de retornarmos à empresa. Jogamos um pouco de conversa fora, contamos algumas piadas e voltamos ao trabalho(?). Trabalho(?) pode parecer uma coisa muito difícil e enfadonha, para mim não, amo o que faço e o realizo com muito prazer, chegando a confundir alguns amigos que dizem que não sabem quando estou trabalhando ou quando estou me divertindo. Meio da tarde, novamente parei o que estava fazendo, levantei-me, alonguei músculos e coluna, tomei outros dois copos de água e agora uma pêra maravilhosa deu novo sabor ao meu fim de tarde. Pela terceira vez no dia me senti um novo homem, revigorado.

Um amigo, daqueles do peito com quem adoramos conversar, me telefonou para dizer... “umas abobrinhas”, tão deliciosas de serem ouvidas e curtidas no meio da tarde. Começo do fim do expediente, coloquei minhas coisas em ordem, verifiquei a agenda do dia seguinte e tchau pessoal. Com um “Fiquem com Deus” fui me despedindo dos colegas e amigos. Esta frase sempre causa um efeito muito bom para quem a proclama assim como para quem a recebe, é lucro bilateral. “Fiquem com Deus”, repeti.

Novamente o trânsito, aquele trânsito, comportei-me como de manhã. Vitória! Mantive o controle na situação caótica do trânsito, sempre pensando em chegar em casa e ver minha família. Cheguei em casa e escutei a voz de meus filhos, que agradável som, é chegada a hora de reciclar meu relacionamento afetivo com eles e minha mulher.

Um beijo, dois beijos, três beijos, quatro beijos e retorno a minha posição de pai e marido. Sinto-me, novamente e pela quarta vez no dia, outro homem, inteiro e feliz. Sentado na sala com a mulher e os filhotes escuto, atentamente, suas estórias, suas aventuras e desafios. Percebo a importância de minha presença, muito maior do que de minha fala e prefiro então ouvi-los. Contaram-me tudo de seu dia. Tudo? Será? Não tem importância se algo foi esquecido premeditadamente, isso faz parte quando uma personalidade e um caráter estão se forjando.

Um novo e rejuvenescedor banho com água fria antes do lanche me fizeram sentir outro, era a quinta vez que isto acontecia no dia: sentir-se outro, que legal esta capacidade de mutação tão inerente ao ser humano e de tão fácil acionamento. Em casa à noite com a família... Um lanche preparado com carinho por minha mulher: uma deliciosa sopa de legumes acompanhada de umas torradas com queijo branco sem sal e um suco de limão completaram uma saudável nutrição, não sem antes terminar saboreando um delicioso mamão com ameixa. Muitos beijos e bênçãos e os filhotes foram dormir.

Recebo o telefonema do Zé, meu querido amigo e irmão a perguntar se eu vou bem, se está tudo bem com minha família, se os negócios estão caminhando, enfim a cultivar nossa fraternal relação de amizade. Que maravilha ter amigos!

Ficamos eu e ela, minha amada mulher. Partilhamos e colocamos alguns assuntos de família e profissionais em dia, não por mais do que quinze minutos e fomos conversar com Deus. Pegamos nossa Bíblia, escolhemos o texto e rezamos. Mais uma vez me sentí outro homem, agora pela sexta vez em um mesmo dia. Deus comigo a me transformar em um novo homem. Você pensa que terminou o “Dia quase perfeito?”. Que nada! Um olhar, um beijo, uns beijos e, Televisão só na sala, no quarto, livros e uma luz suave para permitir a leitura vão nos preparando para dormir.

O sono surge natural e deliciosamente e na entrega de nosso ser ao Deus todo poderoso, adormecemos saudavelmente renovando nossas energias para o dia seguinte, que, talvez, não seja quase tão perfeito assim, mas que, independente de como seja, será vivido como presente, porque somente na certeza e na fé de que nesta vida viver é estar por inteiro em cada momento e que tudo é passageiro, só não o é, o cobrador e o motorneiro...

Prezado leitor, quantas coisas simples do nosso dia a dia, na estorinha que acabamos de relatar podem interferir positivamente em nossa saúde e qualidade de vida? Quem dorme bem tem mais saúde, mais energia e vigor, acorda feliz, melhora a memória e o humor. Alongue seus músculos e sua mente durante todo o dia, sonhe e se desafie, afinal você é uma extensão sem limites da criação divina. Procure ter e fazer muitos amigos. Pratique a cortesia, seja fraterno e amigo. Ame e se deixe amar. Ame principalmente a Deus. Reze e converse com Deus o dia todo, afinal fomos feitos à sua imagem e semelhança.
Pratique alguma atividade física, aquela que lhe dê mais prazer, pois ter prazer é fundamental para se viver.Olhe e curta a natureza como um prolongamento de sua humanidade e você não terá limites para suas façanhas e será mais livre. Coma para viver e bem devagar, afinal sentir-se bem e disposto e não empanturrado após a refeição demonstra que você sabe se nutrir e não só se alimentar. Não sente logo após uma refeição, seu estômago e sua digestão agradecem, se possível caminhe ou fique de pé pelo menos quinze minutos. No envelhecimento quase tudo endurece, quase tudo... Portanto, alongue-se durante o dia, seus músculos precisam manter a elasticidade e esta depende de uma boa hidratação, portanto beba bastante água durante todo o dia.
Coma a cada duas a três horas. Três a quatro porções de legumes, verduras e frutas vão reduzir seus riscos cardiocirculatórios. À noite não converse muito sobre problemas, só o absolutamente necessário. Não coma muito. Faça uma alimentação leve e nutritiva para ser mais saudável e nunca vá dormir logo após a mesma.

Converse muito com seus familiares, este hábito reforça os laços de amor, confiança e cumplicidade. Ouça mais e fale menos, afinal Deus fez você com dois ouvidos e uma boca e você precisa entender isso. Ame muito a todos e aumente sua capacidade de amar treinando com seus familiares. Faça sexo e promova sua sexualidade com sua mulher amada.

Leia sempre e muito, sua memória agradece. Prepare um sono saudável diminuindo a luz. Quando fechar os olhos para dormir, um último pensamento em Deus Pai e seja feliz, afinal viemos a este mundo para buscarmos a felicidade.

Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

ASSISTA A DICAS DO PROGRAMA
AGORA É COM VOCÊ RELACIONADAS A ESTE TEXTO

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

Tags: Comportamento, Família, Qualidade, de, Vida,

Categoria: Amor, Comportamento, Depressão, Família, Religiosidade,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: