Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 19/06/2014

Cadê a minha disposição?

Por Rubens Amaral

Você acorda cansado (a)? Acorda com vontade de ficar na cama? Fica na cama quase o dia todo? Levanta e não tem vontade de fazer nada? Você tem se afastado de ambientes sociais? Tem se afastado de seus amigos? Recusado convites que nunca recusou? Desmarcado ou se ausentado de compromissos? Tem mais dificuldade para sorrir? Seu humor já não é o mesmo? Você se irrita facilmente com pessoas e coisas? Você tem ficado melancólica (o) ou quieta (o) demais? Chora com mais frequência e sem grandes justificativas para tal? Fica triste sem motivos aparentes? Sente dores que migram por todo corpo sem nenhuma explicação plausível? Você se cansa desproporcionalmente com as atividades de seu cotidiano? Sua memória está ficando mais fraca? Tem dificuldades para prestar atenção ou se concentrar? Tem mais dificuldade de lidar com situações estressantes? Chega a ficar apavorada ou entrar em pânico em determinados momentos? Só de pensar neles sente-se mal? Seu comportamento não é mais o mesmo? Você acha que é uma pessoa diferente? Sua qualidade de vida piorou? Sente-se infeliz? Gostaria de ser mais alegre e feliz?

Se você respondeu afirmativamente a algumas dessas questões e isso já está acontecendo há meses, não é esporádico, vem se mantendo e parece que está piorando, você precisa de ajuda. Você pode estar com Depressão.

Depressão, do ponto de vista da medicina ou psicologia caracteriza-se por um estado no qual a mente ou o humor se encontram abaixo do nível ótimo. Se observarmos o significado da palavra depressão sob o aspecto geográfico, esta é entendida como uma região da terra mais profunda que a região à sua volta. É exatamente assim que vemos as pessoas portadoras de depressão. Elas se comportam diferentemente da grande maioria à sua volta e cujo nível de relacionamento com o mundo, com as pessoas e com as coisas está abaixo do considerado ótimo ou pelo menos normal.

Pessoas deprimidas tem dificuldade de conviver com elas próprias e com o mundo que as cerca. Perdem a capacidade de julgar e se desequilibram frente a situações do cotidiano. Por isso, sofrem e sofrem muito. Este sofrimento contínuo, emocional e físico e a incapacidade de viver plenamente podem gerar outros estados de doenças.

Os tratamentos para depressão atingem bons resultados na maioria das pessoas, tanto os que são realizados com psicoterapia e/ou medicamentos

Sabemos que o tratamento medicamentoso, frequentemente, promove resultados mais rápidos, mas não podemos preterir da psicoterapia, sob o risco de mantermos o fator desencadeante ou causador da depressão.

Por outro lado depressão é uma doença da alma porque estar deprimido significa estar desanimado, sem ânimo. Estar sem ânimo é estar sem alma, desalmado e assim nenhum ser humano pode ser pleno, pois somos corpo e alma e somente na sintonia dos dois poderemos ser felizes e livres. A busca contínua da felicidade é característica do gênero humano. A felicidade se expressa na liberdade, e, só seremos livres se pudermos decidir, escolher, voar alto.

Precisamos ter a capacidade de dominar nossa mente e nossos pensamentos. Não nascemos para a depressão, mas para a expressão. Nascemos para sermos expressão de Deus, expressão Daquele que nos gerou, portanto, expressão do Amor.

Quer se livrar da depressão? Então, além dos profissionais da saúde, marque também um encontro com Deus e encontre sua melhor forma de expressão humana: Reaprenda a Amar a Deus, a você e ao próximo.

Agora é Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

ASSISTA DICA SOBRE DEPRESSÃO
DO PROGRAMA AGORA É COM VOCÊ

Tags: Depressão, Doenças, da, Alma,

Categoria: Amor, Aprimoramento Pessoal, Depressão, Religiosidade,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: