Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 17/06/2014

O que aconteceu com meu jato?

Por Rubens Amaral

Seu jato urinário está mais fraco e mais fino? Você não consegue mais urinar tão forte nem tão longe? Às vezes você urina na borda da privada ou no próprio sapato? Quando você vai urinar o xixi demora mais para começar a sair? Demora tanto que dá até para pensar na “morte da cabrita”? Você demora muito mais para esvaziar a bexiga do que pessoas mais jovens do que você? Quando você está com o filho ou neto ou mesmo sobrinho num banheiro público, você repara que eles terminam de urinar muito antes de você? Você é daqueles que precisa parar várias vezes para urinar quando está viajando? Algumas vezes, ao urinar, o fluxo de urina é interrompido? Você é daqueles que levanta muito à noite para urinar? Você agora fica “sonado” o dia todo pelo fato de ter que levantar para urinar muitas vezes à noite? Às vezes você tem urgência para urinar com medo de urinar nas calças? Você algumas vezes já urinou na cueca? Você perde urina sem querer? Em algumas oportunidades arde ou dói para urinar? Você urina várias vezes, em pequenas quantidades ou até em gotas? O ato de urinar passou a ser chato? Sua qualidade de vida piorou?

Se você respondeu afirmativamente a uma dessas perguntas ou se você já tem 45 anos ou mais, aconselho consultar um urologista. Sua próstata, provavelmente, está crescendo e envelhecendo. Estes sinais e sintomas, também conhecidos como prostatismo, podem indicar o aumento do volume da próstata, quer por tumor benigno, quer por tumor maligno (câncer). Não se deixe vencer por preconceitos, eles são inimigos de sua saúde. Marque uma consulta com um urologista e mude a trajetória de sua saúde e de sua vida. Prevenir sempre foi e sempre será o melhor remédio.

Importante órgão do aparelho reprodutor masculino, a próstata tem a função de produzir a secreção que participa do esperma, representando 30% do volume desta. Essa secreção, líquido seminal, serve como meio de transporte, alimento e proteção para os espermatozóides. Situada logo abaixo da bexiga e em frente ao reto, a próstata fica em volta da uretra, tem a forma de uma castanha e pesa em torno de 20 gramas.

Os maiores riscos do câncer de próstata residem no fato da doença não apresentar sintomas em sua fase inicial, justamente quando o homem pode ser curado. Além do toque retal, os urologistas solicitam a dosagem do PSA, substância produzida pela próstata, e, em alguns casos, o ultra-som da próstata. Em casos de suspeita, realiza-se uma biópsia prostática. Ainda não existem formas efetivas de se evitar o câncer de próstata. Há alguns trabalhos na literatura médica que sugerem existir algum benefício no hábito de se comer tomate diariamente, reduzindo a incidência do câncer. É grande a possibilidade de cura se o diagnóstico for feito precocemente.

Hoje, cerca de 25% dos tumores malignos que afetam os homens são de origem urológica. Entre os mais comuns estão o de próstata, o de pênis, o de bexiga e o de testículo. O câncer de próstata é o mais freqüente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informa que haverá cerca de quarenta (40) mil óbitos por câncer de próstata e cento e vinte (120) mil novos casos por ano.

Meu prezado amigo, vamos lá! Aonde? Ao urologista, é claro. Você não quer fazer parte desses cento e vinte (120) mil, não é mesmo? Escolha o urologista de sua preferência e agende uma consulta. Sua saúde vai agradecer, sua família mais ainda, sua empresa também e até o governo, pois com um diagnóstico precoce, maiores serão as chances de cura e menos pessoas dependentes da previdência social.

De agora em diante, olho no jato.

Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

ASSISTA DICAS DO PROGRAMA
AGORA É COM VOCÊ SOBRE JATO URINÁRIO

Tags: Câncer, de, Próstata, Prostatismo, ,

Categoria: Câncer de Próstata, Comportamento, Medicina, Prostatismo,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: