Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 31/05/2014

Parar de Fumar É Fácil: Já deixei 40 vezes

Por Rubens Amaral

“Parar de fumar é fácil: Já deixei 40 vezes”. Esta frase representa o alto grau de dificuldade que os fumantes têm para se afastar, definitivamente, do maior risco de contrair doenças como câncer, enfizema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, derrame cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência vascular periférica, impotência sexual no homem, complicações na gravidez, úlceras no aparelho digestivo, infecções respiratórias, insuficiência renal crônica, entre tantas outras. Importante falarmos disso neste sábado (31), quando o mundo todo se empenha no Dia Mundial Sem Tabaco, definido pela Organização Mundial da Saúde, através da Resolução WHA 42.19 de 1988.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que no Brasil cerca de 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo: 23 pessoas por hora, cerca de uma pessoa a cada 3 minutos. Que 14,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante. Que os homens fumam mais que as mulheres e que o fumo acontece mais entre pessoas com menos instrução.

A Organização Mundial da Saúde estima que, no mundo, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável.

Em outras palavras, nós temos o poder de evitar mortes. Abolindo o fumo de nossa vida ou aconselhando alguém a fazê-lo. Que maravilhoso poder!

Devido ao tabagismo morrem 4,9 milhões de pessoas no mundo por ano, cerca de 560 por hora, nove por minuto, ou seja, ao término da leitura deste texto, pelo menos 45 fumantes estarão mortos. A previsão é pessimista com aumento para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030.

Observe a tragédia que o fumo causa: 25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio; 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos); 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero); 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).

As pessoas se importam muito com a aparência e até isto o fumo prejudica. O fumante tem uma pele seca, nacarada, mais enrugada, mais envelhecida. Tem uma voz anasalada, rouca, feia, semelhante a voz de “um político conhecido”. Apresenta uma tosse úmida, cheia de catarro. Tem um cheiro característico e revela sua condição por onde passa. Às vezes, um hálito forte, típico, e quando misturado com café e outros alimentos, pode ser insuportável. Dentes amarelados e escurecidos fazem o sorriso parecer chorar.

Além disso, o fumo passou também a ser considerado uma doença social, visto que as pessoas que convivem com fumantes também podem ser vítimas do fumo por serem fumantes passivas. No Brasil, cerca de 12% são fumantes que nunca colocarm um cigarro na boca, são os fumantes passivos que tem até três vezes mais chances de adquirir câncer.

Por tudo isso parar de fumar deveria ser fácil, porém a dependência física e psíquica a que os fumantes estão submetidos os fazem escravos do tabaco. Escravos do cigarro. Escravos do mal. Escravos de um prazer que mata.

Meu prezado irmão fumante que deseja parar de fumar, aqui vai um conselho que aprendi em casa com meu querido pai: “Nunca brigue contra o vício, você perderá sempre. Troque-o”. É isso aí, substitua o hábito de fumar por um ou mais hábitos de vida, de saúde. Hábitos que lhe dêem prazer. Como ainda dizia meu pai: “O homem é movido por prazer”.

Portanto, procure ajuda profissional se precisar e busque algo que lhe dê tanto ou mais prazer do que fumar. Você deve estar pensando, não existe nada que me dê mais prazer. Existe sim, posso lhe afirmar. Não hesite, procure ajuda, ainda há muito oxigênio para respirar em sua trajetória neste mundo. “Afinal, se você não cuidar de seu corpo, onde e como você vai viver?”. Participe do Dia Mundial Sem Tabaco e inicie uma nova vida.

Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

Tags: Sem, Tabaco, Dia, Mundial, Fumo, Doenças, do, Fumo,

Categoria: Acidente Vascular Cerebral - AVC, Bronquite, Câncer, Derrame Cerebral, Doença Coronariana, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doenças Vasculares, Enfizema Pulmonar, Família, Impotência Sexual, Infarto do Miocárdio, Infecção Respiratória, I,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: