Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 14/05/2014

Aprimoramento Pessoal no Oriente e Ocidente

Por Eduardo Palmeira Bandeira (foto)
Professor do curso de Aprimoramento Pessoal da ERA, psicólogo clínico, psicoterapeuta e químico industrial. Ex-vice-presidente da Sociedade Budista do Brasil e atual vice-presidente da Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa

Há milênios o ser-humano vem procurando caminhos de aperfeiçoamento pessoal para levá-lo a uma vida mais plena e feliz.

É interessante constatarmos que o Oriente muito antes do Ocidente, alguns milênios de diferença, dedica-se ao cultivo das qualidades interiores do Homem, com práticas organizadas como o Yoga e a Meditação.

Podemos dizer que o Oriente tem uma introversão maior que o Ocidente que é mais extrovertido, já que numa linguagem jungiana preocupou-se mais com as realizações externas em detrimento das internas. Só com os filósofos gregos, principalmente a partir de Sócrates deu-se no Ocidente importância à grande questão colocada pelo Oráculo de Delfos: “Conhece-te a si mesmo”.

Como coloquei anteriormente, os orientais já trilhavam essa busca alguns milênios antes e também investiram em desenvolver técnicas de aprimoramento para a chamada “cultura mental”. É através dessa cultura que eles acreditam chegam ao desenvolvimento pessoal e provam por pesquisas modernas que tem essas técnicas desenvolvem efeito sobre a Mente e o comportamento humano.

Mesmo saindo atrás, o Ocidente nos últimos dois milênios também está acordando e contribuindo muito com o desenvolvimento de Ciências para o esclarecimento dessas questões internas do ser-humano. Buscam responder a pergunta: O que é o Homem, e como ele pode ser aprimorado?

A Psicologia, a Medicina, a Neurologia, a Psiquiatria, as Neurociências e outras áreas de conhecimento vêem fazendo estudos e pesquisas cada vez mais esclarecedoras no sentido da busca da plenutide interna do ser.

Como estudioso dessas técnicas do Oriente e Ocidente, garanto que, apesar de antigas e modernas, elas possuem eficiência comprovada, pois já foram experimentadas por mim e estudadas por outros pesquisadores.

Como diria o filósofo brasileiro Huberto Rhoden, “O ser-humano é Univérsico,Cósmico” e com isso deve integrar em si mesmo o melhor dessas duas culturas.

Prova disso e uma curiosidade é lembrarmos que Jesus Cristo nasceu na divisa Oriente/Ocidente. “Ex Orinte Lux”, do Oriente vem a Luz.

Embora, exista preconceito contra as práticas e filosofias orientais, o que há de fato é um não conhecimento de textos sérios de bons autores que exprimem os verdadeiros conhecimentos dos grandes sábios como Buda e Patanjali, que por ali viveram. Suas ideias podem surpreender a todos, ao vermos que os ensinamentos não se afastam tanto das palavras de Cristo.

Naturalmente existem algumas diferenças, mas nada que nos leve para longe do amor ao Criador, ao próximo e a si mesmo.

O Oriente acredita que existe uma cultura mental, que ajuda o homem a desenvolver-se física, mental, emocional e espiritualmente. Você pode e deve exercitar-se para o auto-aperfeiçoamento e por extensão beneficiar a toda a Humanidade.

 

Tags: Eduardo, Palmeira, Bandeira, Aprimoramento, Pessoal, ERA, Oriente, Ocidente,

Categoria: Aprimoramento Pessoal, Carl Rogers, Comportamento, ERA, Focalização, Medicina, Meditação Budista, Percepção Consciente, Relaxamento Autógeno, Religiosidade, Respiração Holotrópica, Yoga,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: