Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 07/04/2014

Pequena Mordida, Grande Ameaça!

Por Rubens Amaral

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte: Os mosquitos, moscas, carrapatos e insetos podem ser uma ameaça para sua saúde e da sua família, em casa e nas viagens.

Mais da metade da população mundial está sob risco de doenças como a malária, dengue, leishmaniose, doença de Lyme, esquistossomose e febre amarela, transmitida por mosquitos, moscas, carrapatos, caramujos e outros vetores. Todos os anos, mais de 1 bilhão de pessoas são infectadas e mais de 1 milhão morrem de doenças transmitidas por vetores.

Neste Dia Mundial da Saúde, 7 de abril de 2014, a OMS está destacando a séria e crescente ameaça de doenças transmitidas por vetores, com o slogan: "Pequena mordida, grande ameaça".

Em Santos, temos há cerca de 10 anos convivido com “pequenas picadas grandes tragédias”. Uma dessas, já crônica em nossa cidade, a Dengue.

As autoridades sanitárias têm se esforçado no combate a Dengue, mas ainda estamos longe de baní-la, até porque muitos especialistas afirmam que a teremos sempre, de uma forma menos incidente e prevalente, endemicamente, como eles preferem rotular.

Mas o que sempre me deixou triste foram as mortes que aconteceram. Na minha modesta opinião a grande maioria delas poderia não ter ocorrido se as pessoas estivessem bem hidratadas.

As viroses agudas e a dengue é uma delas tem sua evolução, mais favorável ou menos, na dependência de vários fatores, como: virulência do vírus (poder de agressão do vírus), imunidade da pessoa infectada, doenças crônicas concomitantes, idade, higiene, meio ambiente, educação, fatores sócioeconômicos e, principalmente, a meu ver, hidratação.

Se você é portador de febre de causa desconhecida, aliás, que ocorre hoje com alguma frequencia, não se esqueça, hidrate-se abundantemente, indepedentemente do tipo de virose e até mesmo de doenças bacterianas que tem sua evolução muito melhor em pessoas bem hidratadas.

Nosso corpo tem 60% do seu peso em água, portanto se ela faltar nosso organismo começa a falhar. Centenas de reações químicas celulares não acontecem como deveriam acontecer comprometendo nossa imunidade.

Desta forma, prezados amigos, beber, pelo menos três a quatro litros de água ao dia em caso de “virose” ou febre de origem desconhecida pode salvar sua vida. Sempre observe a cor da sua urina. Quanto mais amarela ela estiver mais água você está precisando tomar. E vá enchendo seu tanque de combustível até tornar sua urina translúcida, água de rocha.

Bem, Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento Em Comportamento!

CONFIRA VÍDEO DA ORGANIZAÇÃO
MUNDIAL DA SAÚDE SOBRE A CAMPANHA

CONFIRA DICA DO PROGRAMA
"AGORA É COM VOCÊ!" SOBRE DENGUE

Tags: Dia, Mundial, da, Saúde,, OMS, Pequena, Mordida,, Grande, Ameaça!, Dengue, Malária,

Categoria: Água, Calor, Comportamento, Dengue, Doença de Lyme, Esquistossomose , Família, Febre amarela, Leishmaniose, Malária, Medicina, Mosquistos, Organização Mundial de Saúde, Política, Verão,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: