Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 06/04/2014

Dia Mundial da Atividade Física

Por Rubens Amaral

Vamos celebrar a data não pela vitória já alcançada, mas celebrá-la pela tenacidade da luta desenvolvida por poucos e aqui gostaria de citar o grande comandante brasileiro e internacional do Agita Mundo, Prof. Dr. Victor Matsudo (foto), sua esposa, Profa. Dra. Sandra Matsudo e a maravilhosa e competente equipe do CELAFISCS a quem cumprimento na pessoa do Prof. Timóteo que não medem esforços para, teimosamente, apesar de todas as dificuldades, comandarem um processo macro público de conscientização dos benefícios da atividade física para todas as dimensões da saúde do ser humano.

Parabéns!

No Brasil, a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares que estão entre as doenças crônicas não transmissíveis que perfazem todas juntas 72% das causas de óbitos no nosso país.

Doenças crônicas não transmissíveis sob o aspecto biológico, pois sob o aspecto sociológico são altamente contagiosas.

Assim, sedentário tem como amigo outro sedentário, obeso anda com obeso, tabagista só e bem recebido por outro tabagista, todos fazendo parte do grande grupo de pessoas submetidas ao risco de desenvolvimento das famosas doenças crônicas não transmissíveis como, diabetes, hipertensão, insuficiência coronariana, artroses, doenças respiratórias, câncer, depressão, entre outras.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde o sedentarismo é a quarta causa de morte no mundo.

Também segundo a OMS entende-se por ativo toda pessoa que pratica 30 minutos de atividade física 5 vezes por semana. Entendendo por atividade física qualquer movimento muscular que resulte em consumo de oxigênio e gasto energético maior do que em repouso. Assim uma dona de casa que nunca foi a uma academia pode ser considerada ativa se, nas lidas domésticas, movimenta-se por 30 minutos consecutivos ou em dois períodos de 15 minutos cada um.

Transformar o conhecimento em comportamento tem sido um desafio de alguns gestores públicos e privados. Deveria ser de todos.

Acreditar na ciência e nos informes científicos que mostram que podemos reduzir em até 66% o risco de um ataque cardíaco em pessoas que praticam atividade física é fundamental para a saúde do mundo.

Nascemos com uma carga genética que pode ou não ter a colaboração de nossos hábitos e estilo de vida para se manifestar ou não. E a boa notícia é que um estilo de vida saudável, por exemplo, fazendo exercícios diariamente, interfere positivamente, pelo menos em dobro quando comparado com nossa carga genética. Ou seja, está em nossas mãos assumir o controle de nossa saúde porque como diz Peggy Ayala: “Se você não tomar conta de seu corpo, onde você vai viver?”. Eu acrescento não só onde vai viver, mas como irá viver?

A atividade física não é só ideal para prevenir doenças crônicas, ela serve também para ajudar no controle de quem já está doente. Por exemplo, ela é muito eficiente no tratamento do diabetes, da hipertensão, do colesterol, das doenças musculoesqueléticas, da depressão, enfim, é tudo de bom.

O que é que você está esperando para viver mais e mais feliz?

Agora, exatamente agora, levante-se e vá caminhar e passe já da categoria de sedentário para ativo. Essa atitude será seu melhor presente para viver o presente e fazer do seu futuro também um presente.

Nós todos agradecemos.

Bem, Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!
 

Tags: Agita, Mundo, Victor, Matsudo, Sandra, Matsudo, Dia, Mundial, da, Atividade, Física,

Categoria: Água, Atividade Física, Comportamento, Diabetes, Emagrecimento, Hipertensão, Homenagens, Medicina, Obesidade, Política, Pressão Arterial, Sedentarismo,

 Comentar(1)

 

1 Comentário em "Dia Mundial da Atividade Física"

William da Costa Segunda-feira, 07 de Abril de 2014 as 10:12:05
Prezado Amigo e Professor Rubens Amaral,

Na condição de Presidente da SOCESP - Regional Santos, venho por meio desta, parabenizá-lo pela iniciativa no referente a prevenção de eventos cardiovasculares e que como você bem sabe, cada vez mais prevalente, cabe a cada um de nós, darmos a nossa cota de contribuição não só a população médica mas também a população de modo geral.
Em nome da SOCESP - Regional Santos, mais uma vez o parabenizo e gostaria de tê-lo conosco, mais próximo, para discutirmos estratégias para prevenção e redução da mortalidade precoce por doença cardiovascular.
Um forte abraço,

William da Costa
Presidente da SOCESP-Regional Santos
Coordenador do Serviço de Cardiologia - HGA
Coordenador da Disciplina de Cardiologia da Fac. de Medicina - UNILUS
 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: