Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 02/04/2014

Você sabe o que é Normose?

Por Rubens Amaral

Será que o que é Normal é sempre o melhor? Será que o que é Normal é sempre o mais correto ou mais justo? Por definição, Normal é aquilo que ocorre com maior freqüência, que serve de regra, de modelo, habitual. Por outro lado, será que o que é Anormal é sempre o pior? Será que o que é Anormal é sempre o menos correto ou justo? Será que ajudar um idoso a atravessar uma rua, como vemos na foto deste texto, é Normal ou Anormal? Se considerarmos a definição de Normal, não ajudar é o que ocorre com maior freqüência, portanto, não ajudar o idoso a atravessar a rua é Normal. Será que no caso em questão, o Normal tem a ver com o melhor, com o mais correto, com o mais fraterno? Claro que não! Um jogador de basquete de dois metros de altura num ambiente comum chama atenção. Com certeza, ele é Anormal dentro do contexto que está inserido, no entanto, não é doente.

Será que ser Normal em determinadas situações não seria estar doente? Refletindo sobre o comportamento do ser humano em sociedade verifico que, em grande parte das vezes, fazer o Normal, o corriqueiro, o habitual nem sempre é o melhor, o mais correto, o mais justo, o mais saudável, apesar de ser Normal. Parece que não temos racionalidade e vamos repetindo, instintivamente, tudo que todos fazem. Repetir o que todos fazem sem pensar é Normal.

Li sobre a palavra “Normose” no site do professor Hermógenes – esta significaria a doença de fazer tudo que todos fazem. A mesmice. A falta de variedade. Fazer sempre as mesmas coisas e não imaginar que elas poderiam ser realizadas de uma forma diferente. A doença de ser Normal. Todos estão dentro do mesmo padrão. Por exemplo, entrar num elevador onde já estariam quatro pessoas, todas com os olhos fixados em você e você nem se dignar a fazer um leve cumprimento é absolutamente Normal, porém é absolutamente doentio. Por que? Porque você se comportou pior do que um cachorro, este, pelo menos, abanaria o rabo. Então, você é um Normótico, portador de Normose. Cruzar com um ser humano e não cumprimentar, somente porque você nunca o viu, é Normal? Será que é bom? Será que é humano?

Quantas Normoses! Normose dos fast-foods. Normose de não desligar o celular em reuniões, missas ou cinema. Normose em parar de atender um cliente para falar no celular. Normose de buzinar sem parar quando o carro da frente não anda. Normose de estar correndo o dia todo atrás do dinheiro. Normose de não ter tempo para descansar. Normose das mesmas telenovelas e dos mesmos sanguinolentos telejornais. Normose de não ligar para um amigo só para dizer alô. Normose de não ter tempo para ver um por do sol. Normose, a doença de praticar o que todos praticam sem refletir, sem questionar se existiria, e com certeza existe, outro caminho, outra forma de fazer isso ou aquilo. Uma Normose muito grave é a Normose da mentira. Eu minto porque todos mentem. Eu não falo a verdade, não tenho compromisso com o certo nem com o justo porque a minha sociedade é assim. Os políticos, principalmente estes, mentem muito, as instituições, as empresas, os empregados, todos mentem. Eu sou Normal porque minto. Engano meu patrão, meu amigo, minha namorada, minha esposa, minha família, meus eleitores. Na realidade me autocontamino, enganando-me a mim mesmo com a Normose da mentira.

Quero convidar a você a se vacinar contra a Normose. A vacina chama-se NOVOSER. Ela pode ser encontrada estocada e disponível nas prateleiras de sua sabedoria, de sua inteligência, de sua cultura, mas principalmente, na prateleira de seu coração, de sua vontade e de sua decisão. A vacina NOVOSER produz anticorpos contra a Normose e contra a Mesmice na razão direta de sua vontade e prática da mudança. Você não mais será um Normótico. Você vai construir o seu Normal saudável e contaminar muita gente com seu novo modo de ser, ver e agir.

Agora é com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

ASSISTA DICAS DO PROGRAMA
"AGORA É COM VOCÊ!" SOBRE NORMOSE

Tags: Normose, Fazer, Normal, Novo, Ser,

Categoria: Amizade, Comportamento, Família, Medicina, Normose, Sedentarismo,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: