Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 16/03/2014

Como medir a Pressão Arterial?

Por Rubens Amaral

A revista The Lancet publicou recentemente uma revisão de 28 estudos conduzida pelo médico Christopher Clark, da Universidade Exeter (Grã-Bretanha) que demonstrou a necessidade de se medir a pressão arterial nos dois braços. Os médicos brasileiros já sabem disso há muito tempo, porém não aplicam esse conhecimento na prática médica. Medidas de pressão diferentes nos braços podem indicar aumento do risco de doença cardiovascular.

Por exemplo: Um paciente tem no braço direito a pressão de 130 x 80 mmHg e no braço esquerdo 150 x 100 mmHg. Ou seja, pelo braço direito o paciente em questão tem pressão normal e pelo braço esquerdo ele é um hipertenso. Neste caso o médico deve se conduzir pela medida do braço esquerdo, diagnosticar hipertensão no paciente, iniciar o tratamento e buscar descobrir doenças vasculares periféricas que possam estar fazendo essa diferença de pressões ocorrer entre os braços.

Como nefrologista e especialista em hipertensão pela Sociedade Brasileira de Hipertensão há 20 anos somos sabedores dos cuidados que devemos ter na medida da pressão arterial.  Temos sempre alertado nossos pacientes sobre os riscos de medidas de pressão arterial incorretas. Segundo nossas diretrizes brasileiras de hipertensão (definidas em 2010) na primeira avaliação, as medidas devem ser obtidas em ambos os braços e, em caso de diferença, deve-se utilizar como referência sempre o braço com o maior valor para as medidas subsequentes. O paciente deverá ser investigado para doenças arteriais se apresentar diferenças de pressão arterial entre os membros superiores maiores de 20 mmHg para a pressão sistólica ou máxima e 10 mmHg para as pressão diastólica ou mínima. Em cada consulta deverão ser realizadas pelo menos três medidas. A média das duas últimas deve ser considerada a pressão arterial real. Medidas de pressão arterial em pé devem ser realizadas, principalmente, em pacientes diabéticos, idosos e que façam uso de muitos medicamentos.

Bem, Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportameno!

ASSISTA DICAS DO PROGRAMA
"AGORA É COM VOCÊ!" SOBRE HIPERTENSÃO

Tags: Pressão, Arterial, dois, braços, medição, de, pressão, Christopher, Clark,

Categoria: Hipertensão, Obesidade, Pressão Arterial, Sedentarismo,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: