Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 11/03/2014

Denúncias muito graves do chinês Fang Zhouzi

Por Rubens Amaral

A Revista SER Médico do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo divulga uma entrevista estarrecedora com o bioquímico e blogueiro chinês Fang Zhouzi (foto), ganhador e laureado com o Maddox Prize - 2012, prêmio criado pela famosa revista científica Nature, dirigido aos indivíduos que promovem a boa ciência.

Segundo Fang Zhouzi muitos membros da academia chinesa continuam se pautando por “superstição, pseudociência, anticiência e mau comportamento científico”. Só na última década ele já formulou mais de mil denúncias sobre fraudes em pesquisas, principalmente, na China.

Parece que a última década na China também teve semelhanças e contrastes com o Brasil. Semelhança nas fraudes e corrupção e contraste no crescimento econômico, nós estagnamos e a China cresceu vertiginosamente.

Fang Zhouzi tem residência nos Estados Unidos e na China onde vive a maior parte do tempo, pois refere que na China o problema das fraudes científicas é muito mais grave e não há órgãos de fiscalização como nos Estados Unidos.

Tem uma brilhante carreira científica, pois obteve seu PhD na Universidade de Michigan, estudou na Universidade de Rochester em Nova York e no Instituto Salk para Estudos Biológicos na Califórnia.

Bem, mas voltando às denúncias do Fang Zhouzi, entre muitas, cito uma: Fang denunciou o médico urologista Xiao Chuanguo que trabalha na Tongji Medical School, Universidade de Ciência e Tecnologia de Wuhan, capital da província de Hubei. Xiao inventou uma técnica de correção para tratar pacientes com paraplegia e espinha bífida por meio de redirecionamento dos nervos, chamado procedimento de Xiao. O criador da metodologia cirúrgica divulgou seus resultados afirmando que em mais de 85% dos pacientes a cirurgia foi um sucesso. Mentira deslavada, segundo Fang Zhouzi que realizou entrevista com mais de 300 voluntários e descobriu que a taxa de sucesso foi praticamente zero. Esta denúncia quase o levou à morte, pois Xiao contratou bandidos para eliminá-lo, mas Fang conseguiu escapar do atentado com alguns ferimentos. Xiao foi preso por 5 meses.

O dinheiro e a corrupção estão dando as cartas não só na política, mas também na ciência e isso é muito preocupante.

Este é um alerta que faço através da seriedade e coragem do trabalho desenvolvido por esse jovem cientista chinês para quem nos lê. Fique atento e muito esperto a esses novos métodos de tratamento de doenças que surgem a cada dia e via internet são divulgados como milagrosos. Converse com seu médico de confiança e não submeta seu corpo a modismos e charlatanismo em nenhuma situação, pode ser fatal.

Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

Tags: Revista, SER, Médico, Conselho, Regional, de, Medicina, do, Estado, de, São, Paulo, , Fang, Zhouzi, , Xiao, Chuanguo,

Categoria: Fang Zhouzi, Medicina, Política, Ser Médico - CREMESP,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: