Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 25/02/2014

Anabolizante não é saúde, é suicídio!

Com o advento da musculação, a opinião pública brasileira tomou por referência de boa saúde, as pessoas com corpos esculturados e musculosos. Ter músculos e um corpo esbelto é fruto de muita dedicação nos exercícios, boa alimentação e trabalho, sim, trabalho muscular. A busca pelo corpo perfeito leva muitas pessoas, homens ou mulheres a procurarem os caminhos mais curtos para esse tal corpo, conhecido por anabolizantes, que na verdade, aumentam músculos e reduzem anos e qualidade de vida. Os anabolizantes trazem perigos verdadeiros para seus consumidores.

Vamos entender os anabolizantes.  São hormônios que tem por uma das funções fazer o anabolismo que é produzir e aumentar células, contrariamente ao catabolismo que reduz e destrói células. Quando essa função é natural e fisiológica tudo vai bem, mas quando os utilizamos, exógenamente, em doses elevadas, começam os riscos.

A indústria farmacêutica, aproveitando essa oportunidade sintetizou em laboratório vários hormônios semelhantes à testosterona que tem essa ação anabolizante no corpo dos homens e mulheres. Essas drogas favorecem o desenvolvimento de músculos, a redução de gorduras e fortalecimento dos ossos.

Muitas pessoas, influenciadas por amigos e funcionários de academias de ginásticas, optam por aumentar sua massa muscular tomando anabolizantes, sem quaisquer preocupações, submetendo seu corpo e sua vida a riscos desnecessários. Até médicos, como denunciou recentemente a Revista Veja, prescreveram e não sei se ainda continuam a prescrever essas drogas podendo causar transtornos irreparáveis para as vítimas. Confira a matéria da Veja neste link http://vejasp.abril.com.br/materia/as-perigosas-bombas-dos-consultorios-anabolizantes-musculos. Uma das vítimas desses médicos irresponsáveis foi o cantor baiano Netinho (foto), conforme ele mesmo revelou no Faustão. Vejam o link e saibam mais http://gshow.globo.com/programas/domingao-do-faustao/O-Programa/noticia/2014/02/ele-esta-de-volta-netinho-falara-de-superacao-pela-primeira-vez-no-faustao.html.

Quem toma anabolizantes, de acordo com dados da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos, pode ficar com insônia, raiva descontrolada, irritabilidade sensível, pressão arterial elevada, alterações no fígado, coagulação do sangue alterada, aumento do colesterol ruim, acne em excesso, alteração da libido e ainda, dependência química. Se o usuário for um homem, pode ficar com comportamento agressivo, perda permanente de cabelos, testículos muito reduzidos, produção menor de espermatozoides, esterilidade e infertilidade. Já as mulheres podem ficar permanentemente com a voz masculinizada, clitóris aumentado, aparição de pelos nos rosto, perda de cabelo, alterações menstruais e diminuição das mamas.

Há alguns atrás atendi um jovem musculoso que deu entrada no hospital em franca insuficiência renal necessitando de hemodiálise. Ele se aplicava, em injeções pelo corpo,  um desses esteroides anabolizantes que causou, ao invés de crescimento muscular, uma grande e rápida destruição muscular, chamada Rabdomiólise que entupiu seus rins. Os anabolizantes também podem causar câncer de fígado, testículo, próstata, tumores de testículos, infarto e derrames.

Está na hora de dar um basta. As pessoas não podem ficar se preocupando apenas com a beleza externa, quando a beleza interna é sim muito mais importante.

Nesse sentido, aplaudo a ação do vereador de Santos, Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) (foto), que preside uma audiência pública na Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 01, Vila Nova, Santos), no antigo Castelinho dos Bombeiros, nesta quarta-feira (26), às 16 horas, no Plenário Zeny de Sá Goulart. Infelizmente, devido a estar atendendo no SUS não poderia participar, mas convido os meus amigos, os Educadores Físicos, Médicos, Nutricionistas, Fisioterapêutas e toda a população para participar e conhecer mais sobre o tema.

Em 20013, a Polícia Militar desbancou um esquema de venda indiscriminada de anabolizantes em uma banca de jornal da Cidade.

Precisamos todos, como agentes da saúde pública, agirmos com responsabilidade e eficiência, pois, muitos de nossos jovens e também agora adultos de meia idade e até idosos, fazendo uso indevido e indiscriminado dessas drogas estarem cometendo, um verdadeiro suicídio.

Bem, Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

Tags: Drogas, Anabolizantes, Vereador, Banha, Câmara, Santos, Rubens, Amaral, ,

Categoria: Drogas, Hipertensão, Medicina, Política,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: