Rubens Amaral
  

 Blog

Postado em 11/02/2014

Fé e Caridade a todos os enfermos

Por Rubens Amaral

Nesta terça-feira (11), a comunidade católica mundial celebra pela 22ª vez o Dia Mundial dos Enfermos, também conhecido como Dia Mundial do Doente.

A data foi instituída no calendário mundial católico pelo Papa João Paulo II  (ilustração) no dia 21 de outubro de 1992. Ao justificar a comemoração, o Santo Padre disse: “A comunidade cristã sempre dedicou uma particular atenção aos doentes e ao mundo do sofrimento nas suas múltiplas manifestações. No sulco desta longa tradição, a Igreja universal prepara-se para celebrar, com renovado espírito de serviço, o primeiro DIA MUNDIAL DO DOENTE, como ocasião peculiar para crescer na atitude de escuta, de reflexão e de empenho efetivo perante o grande mistério da dor e da doença. Esta jornada, que a partir do próximo mês de fevereiro se celebrará todos os anos no dia da memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria de Lourdes, quer ser para todos os crentes “um momento forte de oração, de compartilha, de oferta do sofrimento para a Igreja e de apelo para todos, a reconhecer no rosto do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade.” (carta institutiva do Dia Mundial do Doente, 13 de maio de 1992, n.3).

O tema do 22º Dia Mundial do Enfermo foi definido pela Santa Igreja como: “Fé e caridade – também nós devemos dar a vida pelos irmãos”. Ao definir o tema, o Papa Bento XVI (ilustração) deixou uma bela mensagem, a qual compartilho um trecho com os amigos: “... Hoje, apesar das novas condições sanitárias, sente-se a necessidade de uma colaboração mais estreita entre os profissionais da saúde que atuam em diversas instituições médicas e as comunidades eclesiais presentes no território.(...) Com o passar dos tempos, o ensinamento que a Igreja incessantemente proclama muda: a vida humana é bela e deve ser vivida em plenitude, mesmo quando é frágil e envolvida no mistério do sofrimento. É a Jesus crucificado que devemos dirigir o nosso olhar: morrendo na cruz, Ele quis compartilhar a dor de toda a humanidade... Concluindo, gostaria de expressar minha proximidade espiritual a todos vocês, queridos irmãos e irmãs que sofrem por alguma enfermidade ... Ao invocar para todos os enfermos a materna proteção da Virgem Santa, Saúde dos Enfermos concedo a todos de coração, uma especial Bênção Apostólica ” (Vaticano, 2 de fevereiro de 2009. Tradução Rádio Vaticano com Agência ECCLESIA).

Nesse Dia do Enfermo, lembro a você que temos o que comemorar. Sim, você que tem uma atitude que ajuda os que já estão enfermos, doentes, deve e pode festejar a data. Pois hoje, é dia para celebrar se você tem atitudes que ajudam a sociedade a não ficar enferma, doente. Dia para festejar se você assume o controle da sua Saúde para nunca ficar enfermo ou doente. Afinal, a Saúde é o seu maior patrimônio. “Ninguém é verdadeiramente feliz sem a verdadeira Saúde”, já dizia Mahatma Gandhi.

Agora É Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!
 

Tags: ,

Categoria: Religiosidade,

 Comentar(0)

 

 

 

POSTE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

  • NOME:

  • EMAIL:

  • WEBSITE:

  • COMENTÁRIO: